-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 575 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Amazônia, BM Estudio, Carlos Motta, Dpot, Somma design, Tora Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada dentro de um condomínio e entre duas vias de acesso, uma para os veículos e outra para pedestres, a casa-varanda de implantação ''U'' se abre discretamente para o gramado e palmeiras, enquadrando-os e colocando em seu centro uma piscina. Protagonizando a área social no térreo, o projeto organiza os dormitórios na lâmina do pavimento superior.
Ainda que aberta para a via de pedestres, a casa busca privacidade por conta do constante fluxo de moradores do condomínio que por ali caminham e, através de uma vegetação alta e seteiras nas faces leste e noroeste, a residência se fecha sutilmente, trazendo uma luz difusa e interessante para a sala de estar. Em uma triangulação de uso das áreas do térreo, todos os espaços são integrados e estimulam uma convivência próxima, além da busca do aconchego por meio de cores calmas e materiais que conversam com o clima litorâneo, como o uso de um piso em basalto orgânico, paredes com pinturas texturizadas na cor branca e mobiliário em madeira.
No volume superior, apoiado somente no sentido longitudinal do térreo, foram idealizados ambientes ainda mais introspectivos e aconchegantes. Revestido em madeira em sua face norte, a qual entra também para a circulação de acesso dos dormitórios, o bloco se destaca naturalmente do térreo. Nas extremidades, o espaço livre abre caminho para dois terraços verdes e uma área descoberta que dá vista para o mar de Guaecá.